domingo, 13 de janeiro de 2008

St-Léonard, QC - Estacionamento do Place Versailles - Com certeza os aficcionados por carros (não é uma raça difícil de achar aí no Brasil!) vão notar aí em primeiro plano os emblemas da VW e da Chrysler. Isso foi uma coisa que me chamou a atenção no começo aqui, e olha que eu não sou doente por carros não. Bom... na verdade eu adoro o design dos carros... então eu posso relatar a minha impressão sobre os carros aqui no Québec. A primeira constatação é que tem muito mais carro grande do que pequeno. Minhas teorias são que isso vem tanto do mal gosto americano (que tem bastante influência aqui) como também de uma real necessidade. Um carro grande como o Chrysler Caravan, que é um dos mais vendidos aqui, tem as suas vantangens quando você vai às compras (vocês não acreditariam no tamanho das coisas que estão à venda... e barato!), quando você tem vários filhos, quando os filhos são pequenos e usam carrinho, quando você vai jogar hockey ou fazer ski com os amigos (a parafernália ocupa bastante espaço), ou seja, dá até pra entender em certos casos. A segunda constatação é que não tem carro francês aqui no Québec! Uma ironia do destino fez com que os carros franceses tenham a fama de "não duráveis" no clima duro do Canadá-francês, então fico na saudade de ver um Peugeot ao vivo e à cores. A terceira é que os carros são meio que divididos em grupos (estigmatizados seria mais apropriado), ou seja: os japoneses (Toyota, Honda, Mitsubishi, etc.) que são os mais caros e duráveis; os coreanos (Hyundai, Kia) que ficam num meio termo de preço e qualidade; e os americanos (GM, Ford, Chrysler, Dodge) que são os mais baratos e menos duráveis. Outras marcas, como o hiper-popular no Brasil Volkswagen, existem por aqui mas em menor número. Fiat eu só vi em exposição (uns bens antigos) na festa do bairro italiano. A última constatação (e essa é bem agradável pra quem vem pra cá) é que os carros são muito mais baratos aqui no Canadá do que no Brasil! Dêem uma olhada nos sites de lojas de carros usados como a Auto Publique ou mesmo de carros novos como o site da Hyundai ou da Chrysler.

Nenhum comentário: