quinta-feira, 6 de março de 2008

Anjou, QC - Na verdade essa foto é na divisa entre o bairro de St-Léonard e o bairro de Anjou. O edifício com os vidros dourados está em Anjou, e o edifício do banco Desjardins fica do outro lado da rua, em St-Léonard. Faz bem para os meus olhos passar por aqui... viva a geometria e "abaixo as decorações absurdas" como já bem disse Warchavchik em 1925! Aliás, vale à pena citar o desfecho completo do manifesto Acerca da arquitetura moderna: "Abaixo as decorações absurdas e viva a construção lógica, eis a divisa que deve ser adotada pelo arquiteto moderno". Quem quiser ler o texto inteiro vai aí o link.

2 comentários:

Arroz disse...

Realmente, me assusta o visual "montrealense" de construção, sei que tenho muito a aprender sobre detalhes construtivos para as baixas temperaturas daí, mas a estética é triste...
Vendo suas fotos já me anima poder ousar mais um pouquinho... Hehehehe...
E como você tem se deslocado no frio, você mora em Anjou, certo? É um bom bairro?
Estamos mais perto que nunca, nosso pedido de exames chegou!!!
Em Junho a gente se vê!!!
Um abraço!!!
Arroz e Feijão Congelados

Antonio Parreira disse...

Olá Luiz Fabiano,
A arquitetura aqui em Montréal é realmente uma área que precisa de gente criativa, com certeza! Mesmo se a gente ficar totalmente voltado para a questão da funcionalidade, dá pra viajar bastante! O duro é mudar a cabeça do público consumidor...
Moro en Anjou sim. Vim pra cá (eu morava em St-Laurent) pois arrumei um emprego aqui e como gostei muito do bairro resolvi mudar.
Não tenho problemas agora no frio pois tenho carro... mas o metrô não é muito perto... sem carro eu prefiro morar perto do metrô!!!
Abraço, boa sorte e até Junho!