sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Dorval, QC - Outra no aeroporto. Essa vai para os curiosos e para os super-preocupados com as viagens de aviao. A temperatura estava negativa e ventando bastante ontem. Circunstancia ideal pra congelar "n'emporte quoi"!!! Vou escrever aqui o que eu vi e a minha deducao: antes de decolar o aviao parou do lado de um monte de carros como esse ai da foto. Dois deles se aproximaram da asa... nesse ai o cara ficava observando e no outro tinha umas mangueiras que despejaram um liquido/gel sobre a asa inteira. Depois de uns minutos o liquido/gel ficou verde e o cara continuava observando. Dava pra ver que o vento estava forte mas a asa continuou "besuntada" de verde ate a decolagem. Na minha opiniao o negocio era alguma coisa anticongelante pra garantir que aquelas partes moveis da asa continuassem moveis!!! Vivendo e aprendendo... se tiver algum expert em avioes lendo isso e achar que a minha conclusao e totalmente non sense por favor se manifeste!

2 comentários:

Boto disse...

Vc tá certo. Eu vi essa semana no "The History Chanel" (essa é a semana do gelo :O) ) que em lugares muito frios os caras colocam esse esquema anticongelante nas asas. Isso tudo pq em altas altutides, quando o avião passa por nuvens, o vapor super gelado vira gelo assim que toca a asa, mudando a aerodinâmica e fazendo o avião CAIR! Afffff!!! Medo, heim?!
:O)
[]s,
Thiago.

Antonio Parreira disse...

Ola Thiago, obrigado pela visita e pelo comentário! Na viagem de volta eu perguntei para o meu chefe, que é daqui de Montréal, e ele me falou que é isso mesmo. Quando tá muito frio eles fazem isso. Quando tá um frio "meia-boca", de tipo zero graus, eles não gastam dinheiro com isso não! Bom, por garantia é melhor viajar no verão! hahaha