quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Anjou, QC - Esquina de Roi-René e Georges - O sinal de pare em francês ilustra bem o "clima" aqui no Québec. Muito se discute sobre as línguas oficiais do Canadá e sobre o fato de que a população do Québec se distingue culturalmente dos canadenses de origem inglesa. Depois de viver por um tempo aqui na segunda maior cidade francophone do mundo, eu só posso dizer que eu concordo. Concordo que o Québec é diferente do resto do Canadá e que o canadense francês tem suas particularidades, muitas vezes se parecendo conosco, os brasileiros. O choque cultural pra mim e pra minha família foi mínimo. Nessa afirmação existe o lado positivo, pois a adaptação de um brasileiro no Québec é razoavelmente fácil, mas também tem o lado negativo: eu vejo muitas coisas que acontecem aqui do mesmo jeito que aconteciam no Brasil... e coloco isso como ponto negativo pois quando a gente vem pra cá, e tem na cabeça a imagem utópica de um país membro do G-8, a gente não imagina que exista problema nenhum! Pas vrai! As vantagens e os problemas existem, e acho que cada imigrante que vem pra cá os sente com maior ou menor intensidade. Seria uma discussão sem fim se eu enumerasse coisas que eu gosto ou não aqui, pois é um sentimento muito pessoal... mas que a saúde pública (na verdade a única disponível) no Québec deixa à desejar, isso é verdade! E que a inserção no mercado de trabalho, para os profissionais vindos de outros países é dificultada pela má vontade das ordens profissionais, isso nem se fala! Anyway... como eu já disse antes aqui, nada mais eficaz do que experimentar pra saber se a experiência vai ser boa ou não... e parafraseando Hendrix: Are you experienced? Tô certo ou errado Valdir???

4 comentários:

Arroz disse...

Muito bom seu blog! Gostei de ver as fotos e dos pequenos detalhes que você retrata todos os dias!
Eu e minha esposa estamos no processo de imigração já esperando os exames médicos.
Vi também que você é arquiteto como eu! Vamos nos falar mais sobre as dificuldades que eu tenho visto inclusive sobre nossa ordem e equivalência de diplomas. Meu nome é Fabiano, um abraço!

Antonio Parreira disse...

Valeu Fabiano! Com certeza podemos falar sobre a profissão sim. Não é tão fácil quanto para o pessoal da área de informática mas também é "moins pire" do que se a gente fosse da área de saúde!!!
Boa sorte aí e coragem (vc vai precisar!)!

Unknown disse...

Parabens tunao pelas fotos assim tenho a oportunidade de conhecer mais sobre o canada.

um abraço pra alana e caludia
e vc tb
valew
tiago

Antonio Parreira disse...

Valeu pela visita Tiago! Se você estiver gostando das fotos vem pra cá pra ver ao vivo!
Abraço