Montréal, QC - Parc Jean-Martucci em Ahuntsic - Voici a foto escolhida por vocês como a melhor do mês de novembro! Pra mim é mais difícil escolher a preferida pois, apesar de na vida real eu ter só uma filha, acredito naquele dito popular que diz que gostamos igual de todas as nossas crias... por isso prefiro deixar à cargo de vocês essa tarefa. Foi a primeira vez que visitei esse parque, e não por acaso, pois estou sempre tentando conhecer o máximo possível de todas as opções que Montréal oferece. Aliás acho que essa é a grande vantagem de uma cidade grande. Como já disse antes Montréal é uma ilha e é formada por vários bairros e também algumas pequenas cidades que na verdade estão todas interligadas pela malha urbana. É por isso que é tão complicado olhar o mapa e saber o que faz parte de Montréal (politicamente) ou não. A grande diferença é na questão dos gastos públicos, pois os serviços públicos são de um custo enorme, principalmente agora no inverno. Já li em algum lugar que um pesquisador escreveu um livro com a sua teoria de que as cidades aqui deveriam parar durante o inverno... com o dinheiro economizado com a limpeza da neve e outros serviços daria pra "financiar" a hibernação... teoria que não parece tão irreal, já que os trabalhadores da construção civil por aqui trabalham durante os meses quentes e são mantidos pelo governo na época em que as construções param por causa do clima. Os brasileiros nunca vão ter essa desculpa pra parar de trabalhar...
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
St-Laurent, QC - Rue Du Collège em frente à estação Du Collège do metrô - No inverno passado eu não tinha carro... par contre eu morava em frente à estação do metrô! Ainda estou só nas especulaçães mentais de como vai ser o inverno com carro, mas já deu pra sentir que vai dar bem mais trabalho do que colocar a mão no bolso e pegar o cartão da STM. Na semana passada, depois de ter usado o possante em alguns dias de neve aqui em Montréal, achei que já estava todo equipado, com minha pá de neve, meu "raspador-varredor" de neve e gelo para a parte externa e o líquido que lava o vidro (ou vocês pensam que se tiver só água pra esguichar no vidro ela vai continuar líquida à 40 graus abaixo de zero ?). Bom, é na prática que a gente acaba aprendendo que sempre tem mais uma coisinha que a gente ainda não conhece (qual seria a graça da vida se a gente não quebrasse a cara tantas e tantas vezes ???) e eu acabei descobrindo duas: 1) Entendi porque todo mundo aqui usa um tipo de controle remoto pra dar a partida no carro quando ainda estão dentro de casa (eu achava que era uma puta frescura, mas depois de ver que o ventilador com ar-quente só funciona se o motor estiver quente eu vi que não é!) e 2) Aprendi também que o vidro não congela só por fora, mas por dentro também! Sei que o aprendizado não vai parar por aí, então vou manter vocês informados!
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Anjou, QC - Muita gente tem cachorro aqui em Montréal. Pra mim é difícil imaginar o cotidiano de um animal tão ativo em um lugar onde o clima privilegia os ursos! Eu tinha cachorro aí no Brasil e resolvi arrumar donos adotivos pra ele antes de vir. Como vocês podem ver pela foto, os cães até saem pra passear no inverno, mas depois disso eles voltam rapidinho pra casa. Bem, pra “dentro” de casa pois não existe casinha de cachorro com aquecimento pra deixar no quintal! Sei que muitos donos de cachorro fazem isso até aí no Brasil, mas se você pensar que a sua casa vai ficar 99% do tempo fachada (lacrada seria um termo mais apropriado) durantes longos meses você tem que realmente pensar se isso vai ser bom pro seu cachorro e pra você também! Já ouvi falar de pesquisas que apontam os canadenses (ou os québecois... não lembro) como “maus donos-de-cachorro” e me pergunto se uma das razões não seria deixar o bicho sozinho e trancafiado em casa o dia todo. A opinião é bem pessoal, mas prefiro o esquema de criar o bicho solto...
terça-feira, 27 de novembro de 2007
St-Laurent, QC - Biblioteca "Municipal" de St-Laurent - Agora que o frio já chegou, pra ficar por um bom tempo, a gente começa a se programar pra fazer outros tipos de atividade. Como sempre adorei livros, fazer a carteirinha para usar a biblioteca foi uma das primeiras coisas que me passaram pela cabeça aqui. Ainda mais porque cheguei com a família aqui no final do inverno e com as roupas que a gente trouxe do Brasil não dava pra ficar muito tempo na rua. Diferente das bibliotecas brasileiras, aqui tem muita coisa além de livros. A seção de CDs e DVDs é muito grande (mesmo nas bibliotecas "de bairro"), tem muito CD-Rom e até jogos para crianças. A Grande Bibliothèque no centro de Montréal é gigantesca e vale a pena visitar não só pelo conteúdo mas pela arquitetura também. Cá entre nós ela é bem mais bonita por dentro do que por fora... mas já dizia meu professor de história da arte: "Gosto estético não se discute". Pra quem não entendeu as aspas em municipal no título eu explico isso num outro dia... Montréal é uma ilha e a divisão entre bairros e municípios independentes é meio complicada... isso sem pensar na região metropolitana... trop compliqué!
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Anjou, QC - Imagem que ilustra bem o dia de hoje... parou de nevar e a temperatura subiu alguns graus... resultado: as calçadas começam a ficar limpas, a neve começa a derreter (e a mostrar o que ficou escondido debaixo!), as bordas das ruas ficam decoradas com um mix de neve/lama/gelo (dégueulasse!) e o céu continua azul!!! Agora é só torcer pra nevar de novo no Natal! Em 2006 foi frustrante pois nevou um pouco dia 3 de dezembro (esse ano foi bem antes) e depois só foi nevar outra vez no dia 26! Como toda pessoa criança nascida em um país tropical eu sempre ficava decepcionado quando chegava o Natal e a paisagem fora da janela continuava a mesma dos últimos 364 dias... vamos ver se agora em 2007 consigo consertar esse trauma de infância!
domingo, 25 de novembro de 2007
Anjou, QC - Pôr-do-sol nessa época do ano acontece bem mais cedo do que a gente gostaria... tirei essa foto hoje às 15:30... ainda não está escuro (16:15 agora) mas logo vai ficar um pouco mais. Na verdade quando tem neve nas ruas a noite fica clara e é bem agradável. Não sei explicar cientificamente o fenômeno, mas que fica claro durante a noite toda isso fica... sabe tipo noite de lua cheia? Pois é, mais claro ainda!
sábado, 24 de novembro de 2007
Anjou, QC - Boulevard Roi-René - O inverno aqui é menos duro por causa do sol e do céu azul, presentes na maior parte do tempo... antes de vir pra cá eu imaginava que nevava todo dia e o tempo todo durante 5 meses... ainda bem que eu estava errado. Não me imagino morando em um lugar onde o céu não seja azul. Mesmo com o termômetro à menos 40º C é muito agradável olhar pra cima e ver o sol e o céu azul. Não vou perder meu tempo desenvolvendo teorias para entender porque esse fenômeno natural ajuda as pessoas a suportar o inverno... prefiro o empirismo!
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Montréal, QC - Autoroute 40 / 16e Avenue (St-Michel) - Estacionamento que fica embaixo da Autoroute 40, a via que corta Montréal de leste à oeste. Em vários trechos a 40 é elevada sobre pilotis (alguém aí lembrou do Corbusier?) e eles aproveitam o espaço embaixo de algum jeito. Em Montréal não tem muita coisa em concreto aparente, então bateu uma certa nostalgia quando passei por aqui hoje cedo... Com a limitação imposta pelo clima nórdico fica difícil pensar em algo poético como o brutalismo e a "verdade estrutural". Aqui, na verdade a estrutura (normalmente madeira) fica escondida e envelopada por várias camadas dos mais diversos tipos de materiais. Na foto ficou difícil de ver, mas na linha central, no teto, tem várias estalactites bem grandes e não pude deixar de imaginar uma dessas caindo e furando tudo pelo caminho até chegar no asfalto... devia ser obrigatório o uso de "capacetes de obra" aqui embaixo no inverno!
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Anjou, QC - Boulevard Métropolitain Est - Nevou de novo durante a noite e continua nevando... e o inverno ainda nem chegou oficialmente... como vocês podem ver a arquitetura residencial daqui deixa à desejar... pricipalmente pra quem vem do Brasil e está acostumado com a nossa paisagem urbana, rica em formas e cores.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Anjou, QC - Boulevard Metropolitain Est às 17:00 de ontem quando a neve já tinha derretido, o sol já tinha ido embora e todo mundo estava "deitando o cabelo" pra chegar logo em casa. Apesar da má fama o trânsito aqui em Montréal não é ruim não. Os motoristas geralmente são gentis uns com os outros e raramente a gente ouve buzinas e xingamentos. Lado ruim: tem engarrafamento??? Bien sûr!!!
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Anjou, QC - Boulevard Roi-René - A foto de ontem foi tirada ontem... a foto de hoje foi tirada hoje... mudança total de paisagem... essa foi a primeira neve do inverno que começa aqui no leste da ilha de Montréal... acordei hoje cedo e quando abri a janela essa foi a imagem do meu carro estacionado na rua em frente.
sábado, 17 de novembro de 2007
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
domingo, 11 de novembro de 2007
sábado, 10 de novembro de 2007
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)