sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Com 38% dos votos tá aí a vencedora do mês! Como vocês devem imaginar eu trabalho sim com Photoshop... mas garanto que a foto e a história são 100% verdadeiras e sem retoques! ¨Não é verdade Téta???¨ Vixi!!! Parafrasear o Pantaleão é pra deixar a moçada com menos de 30 boiando... ;-)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Villeray, QC - Avenue des Belges entre Rue Leman e Rue Mistral - Ontem à tarde em Montréal, durante a tempestade de neve que começou na terça-feira. Ficou tudo branco mais uma vez.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Gatineau, QC - Essa aí no canto esquerdo é a raquete original dos autochtones! A foto é no Musée Canadien des Civilisations.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

St-Léonard, QC - Versão modernizada das "raquetes" que os povos ancestrais (autochtones) usavam para andar na neve sem afundar as pernas. Até que deve ser divertido, o duro é desembolsar 150 dólares por um par... Ainda não experimentei. Adeptos do esporte sintam-se à vontade pra comentar!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Quem advinhar o que é o buraco amarelo na neve vai ganhar um Kit Pipoqueiro Feliz! Ah... e é óbvio que não fui eu...

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Esse final de semana em Montréal foi nota 10! Apesar de que ainda falta um bom tempo de inverno, a tempratura ontem e hoje estava bem agradável, entre -5ºC e -10ºC (nunca imaginei que ia achar isso agradável... mas depois do inverno passado com vários dias com temperaturas de -30 e -40, a gente acha uma beleza se não passa de -10!!!), e o mais importante: com céu azul! Apesar de tudo ainda vamos ver esses morros de neve até o final de março mais ou menos. Esse aí no estacionamento da farmácia está quase dando pra esconder o caminhão do correio.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - No Brasil, os bêbados não acham o caminho de casa. Em Montréal eles não acham "a" casa! O problema é que aqui não dá pra cansar de procurar e acabar dormindo na sarjeta...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Montréal, QC - Uma construção bem legal perdida no meio da velharia do Plateau-Mont-Royal. Se não me falha a memória ela fica na Avenue Laval esquina com a Rue Marie-Anne Est. Ali perto também tem uma outra casa bem contemporânea, com um ar meio Tadao Ando em concreto aparente... preciso voltar lá pra fotografar.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ville de Québec, QC - Vista da parte baixa da cidade a partir da grande área pública na frente do Château Frontenac.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Esse caminhão é o sonho de qualquer fã do Homer Simpson... cheio de cerveja e vem até com um forklift acoplado pra ficar mais fácil na hora de descarregar! A Coors Light até que é uma cerveja interessante, apesar do baixo teor alcoólico (3%). O marketing da empresa americana fala que é a única cerveja que deixa você escapar do teste do bafômetro... não boto muita fé... e é por essas e outras que os canadenses tiram o sarro das cervejas americanas que são muito fracas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Já fazia alguns dias que eu tinha notado o sumiço da chave original do carro. Procurei em todos os bolsos e bolsas em casa, e já estava me conformando achando que tinha perdido em algum lugar... hoje cedo tive uma agradável surpresa ao olhar para po chão, no lugar que eu estaciono o carro 70% do tempo, na rua em frente de casa! A chave caiu no chão uns dias atrás e foi coberta pela neve. Como ontem choveu, a neve derreteu um pouco e fez ela ficar aparente de novo. Foi pura sorte!!! Acabei de pensar que eu devia ter jogado na loteria... hummm, deixa pra próxima! P.S.: Pra quem pensou aí: sim, eu ando com a câmera fotográfica no bolso 99% do tempo! ;-)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Foto tirada na última quarta-feira... a neve estava "très bizarre", em forma de minúsculos bastões. Vai saber porquê!!!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Neve, neve e mais neve... e todos que moram aqui há bastante tempo estão dizendo que fazia anos que não nevava tanto aqui em Montréal.
St-Léonard, QC - "Snowbank" no estacionamento do supermercado. Na verdade tem montanhas de neve espalhadas por toda parte! Se a temperatura mudasse radicalmente da noite para o dia e fizesse uns 30° celsius, acho que inundaria a cidade!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Essa foto é pra quem se lembra da foto do dia 11 de janeiro... quem não lembra é só clicar no arquivo e conferir!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Quinta-feira é o dia de colocar as embalagens recicláveis na calçada. Na verdade a gente coloca na noite anterior, pois às vezes eles passam cedo. O aspecto meio congelado, que dá pra ver na foto, é o resultado de uma noite ao relento com a temperatura em torno de -20°. Essas caixas plásticas são fornecidas pela prefeitura, então o seu único trabalho é guardar os papéis e embalagens recicláveis e colocar a caixa cheia em frente à sua casa. Aqui em Anjou o esquema funciona bem. No ano passado em St-Laurent eu tive que ir reclamar na prefeitura para eles mandarem umas latas grandes pra colocar os recicláveis. A gente morava em um prédio com uns 60 apartamentos e ninguém reciclava nada lá! Como era responsabilidade do proprietário do prédio cuidar disso, ele simplesmente deixava a coisa rolar e não tomava atitude nenhuma. Não sei se ele ficou sabendo quem é que foi reclamar na prefeitura, mas eu nunca sofri nenhuma represália! Se você mora aqui em Montréal dá pra obter mais informações no site da prefeitura.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Cenário embranquecido hoje pela manhã. Uma beleza pra quem olha e não está aqui. Eu também acho muito bonito o inverno aqui no Canadá, mas com certeza é 1000% menos prático do que acordar meia hora antes de bater o ponto no serviço, colocar um jeans e uma camisa de manga curta, botar o capacete, pegar a moto e perder 15 minutos no trânsito pra chegar no seu escritório. No inverno eu acordo às 6:20 da madrugada!!!!!!!! E mesmo assim chego atrasado no trabalho pelo menos 1 vez por semana! Hoje eu cheguei 20 minutos atrasado por causa do trânsito. Ah... pros que pensaram aí: não, eu não vou acordar às 5:30 pra checar se tem 10 centímetros de neve em cima do meu carro (e muito mais do que isso em volta dele!) e sair uma hora antes de casa! A secretária da empresa onde eu trabalho mora em Repentigny, cidade que fica logo depois da ponte, saindo de Montréal pela autoroute 40 em direção nordeste. Ela entra às 7:30 normalmente... hoje ela chegou 2 minutos na minha frente, às 8:20! É por isso que eu sempre digo que morar perto do metrô em Montréal é uma mão na roda. Pense nisso antes de alugar um apartamento num predinho charmoso (depois de 6 meses aqui você vai achá-lo bem menos charmoso...) como esse aí da foto que fica uma meia hora à pé da estação de metrô mais próxima! Se tem ônibus? Sim, sempre tem, mas às vezes o ponto é 200 metros virando a esquina, e dá-lhe bota de neve!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Parc Peterborough - Essa construção "moderna" (as aspas são só pra lembrar que a arquitetura moderna data do começo do século XX, ou seja, quando um arquiteto fala que o edifício é moderno, il faut faire attention... rs... às vezes quer dizer que a construção lembra o estilo internacional do início do século passado, mas às vezes tem uma certa ironia no ar), com algo de náutico (alguns vão dizer que eu viajei...), é nada mais do que o vestiário/administração/salão de jogos de uma praça pública aqui no bairro de Anjou. Não quis ser irônico aqui não... quando eu vejo essa construção aqui no meio dos monótonos conjuntos de duplex habitacionais, é tipo quando um viajante no deserto vê os coqueiros e o laguinho, dá pra entender??? Na minha opinião esse é um dos piores defeitos de Montréal... tem muito pouco de arquitetura moderna e contemporânea. Bom... que os arquitetos e urbanistas continuem trabalhando pra mudar esse panorama!!!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Montréal, QC - Esse é o parquímetro versão atual aqui em Montréal. Tem um outro mais antigo que só funciona com moedas. Esse aí me lembrou do esquema da Área Azul lá de Araraquara, pois para cada quadra (ou seção, se a quadra for muito longa) existe uma máquina onde você tem que digitar o número da sua vaga (aí na foto as vagas K161 e K160) e o valor que você quer pagar. Normalmente tem valor mínimo e valor máximo, pois em alguns lugares não pode ficar muito tempo. Um bom exemplo é a rue René-Levèsque, em frente ao Consulado dos Estados Unidos, onde eu consegui colocar no máximo 15 minutos! Nessas máquinas mais novas dá pra pagar com cartão de crédito, mas as moedas são o meio mais seguro se você não quer se estressar quando a máquina fica te dando vinte vezes uma mensagem de "cartão inserido incorretamente"...

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Montréal, QC - Detalhe do logo de uma loja / café (não me lembro mais) na rue Notre-Dame @ Vieux Montréal.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Montréal, QC - Folhas???

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Dorval, QC - Outra no aeroporto. Essa vai para os curiosos e para os super-preocupados com as viagens de aviao. A temperatura estava negativa e ventando bastante ontem. Circunstancia ideal pra congelar "n'emporte quoi"!!! Vou escrever aqui o que eu vi e a minha deducao: antes de decolar o aviao parou do lado de um monte de carros como esse ai da foto. Dois deles se aproximaram da asa... nesse ai o cara ficava observando e no outro tinha umas mangueiras que despejaram um liquido/gel sobre a asa inteira. Depois de uns minutos o liquido/gel ficou verde e o cara continuava observando. Dava pra ver que o vento estava forte mas a asa continuou "besuntada" de verde ate a decolagem. Na minha opiniao o negocio era alguma coisa anticongelante pra garantir que aquelas partes moveis da asa continuassem moveis!!! Vivendo e aprendendo... se tiver algum expert em avioes lendo isso e achar que a minha conclusao e totalmente non sense por favor se manifeste!
Dorval, QC - Aeroporto internacional de Montreal ontem pela manha. Desculpem a falta de acentuacao... laptop nao configurado de novo... O detalhe e que eu estava a bordo de um aviao Embraer da Air Canada! Nao sei se voces se lembram do grande "affaire" que foi quando a Embraer ganhou da Bombardier (empresa do Quebec) a concorrencia para fabricar um determinado tipo de aviao para a Air Canada. O pessoal daqui que e super nacionalista ficou super ofendido, o que resultou ate mesmo em um boicote a carne que era importada do Brasil. Vai entender...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Anjou, QC - Hoje tava nevando / chovendo em Montréal. Parecia uma chuva de "mini-granizo".

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Ville de Québec, QC - Foto de uma curiosidade em Québec que eu não vou saber explicar pra vocês... faz tempo que eu tirei essa foto e não lembro mais da história... se alguém souber sinta-se à vontade pra colocar um comentário aqui! Isso aí é uma árvore na parte velha da cidade e no detalhe tem uma bala de canhão, que foi "fagocitada" pelo tronco em crescimento. Com certeza é da época da invasão inglesa, fato que os québecois de origem francesa não esquecem nunca... e na verdade relembram quotidianamente. Aguém aí já notou que todas as placas de carro no Québec têm a inscrição: "Je me souviens"? Pois é, é por isso.
Montréal, QC - A UQAM é a Université du Québec à Montréal. Foi lá que eu estudei francês no curso de Francisation do governo para os novos imigrantes. Os cursos são dados em diversas escolas e você é colocado em uma delas segundo a disponibilidade. Como essa universidade fica no centro da cidade, as faculdades são divididas em vários edifícios (a maioria com comunicação subterrânea). Esse aí da foto é o pavillon Athanese-David, na rua St-Denis e foi construído em 1903.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Montréal, QC - Teto de vidro no Centre Eaton, shopping center que fica bem no centro da cidade, com acesso à tão falada cidade subterrânea. Eu mesmo dizia, que um dos motivos de eu vir pra Montréal e não pra qualquer outra cidade do Québec, era a facilidade de não precisar andar na rua no inverno. Realmente é uma mão na roda pra quem mora perto do metrô.
Anjou, QC - Mesinhas ao ar-livre na lanchonete... não é decoração de festa não! Mais uma vez teve tempestade de neve por aqui, atrapalhando a vida de quem estava em Montréal na sexta-feira. E até de quem não estava também! Muita gente (eu inclusive) que estava viajando, e precisava voltar pra cá de avião, acabaram tendo a frustrante experiência de chegar no aeroporto e constatar o cancelamento do seu vôo. Eu, como um bom e exigente consumidor brasileiro, acabei vendo na prática que as empresas aéreas também dão os seus nós pra não ficarem no prejuízo... perguntei se eles iam pagar o meu hotel e eles disseram que não, pois a culpa não era deles, e sim de São Pedro...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Montréal, QC - Rue Notre-Dame et Rue St-Sulpice.